Voltar

Compra, renting ou leasing: qual a melhor opção

Para uma empresa, os custos de aquisição de máquinas e equipamentos industriais e de viaturas assumem extrema relevância e a opção pela compra ou recurso ao leasing ou renting pode ser decisiva.

Para garantir o normal funcionamento, e mesmo responder de forma rápida e ágil a um crescimento da atividade, são necessários vários recursos, de acordo com o setor de atividade, sejam eles um espaço de trabalho como um escritório ou uma fábrica ou os equipamentos de produção e logística, por forma a colocar à disposição dos colaboradores todos os materiais necessários desde computadores a maquinaria, veículos empresariais e de transporte, entre outros.

Dadas as limitações de tesouraria de muitas empresas, combinadas com as dificuldades em obter financiamento dos bancos, muitas PME vão à procura de outras formas de financiamento, onde o leasing e o renting se podem posicionar como melhores soluções.

Para tal, existem três cenários distintos que possibilitam às empresas conseguir cumprir estas necessidades: a compra, o renting ou o leasing. Mas, qual será a melhor opção para as empresas?

Compra de equipamentos ou viaturas para empresas

A opção pela compra obriga a uma disponibilidade de tesouraria imediata, sendo que o equipamento ou viatura passa a ser um ativo da empresa. Tal significa que, a qualquer altura e sem qualquer impedimento contratual, este pode ser vendido, sendo que vai perdendo o seu valor com o passar do tempo.

Especificamente no caso das viaturas, é sabido que a sua compra é um investimento pouco rentável. Ao sair do stand, este perde de imediato 10% do seu valor e ao fim de cinco anos a desvalorização corresponde a pelo menos 37%. Para além disso, há que ter em devida consideração que quando se adquire um equipamento ou viatura os custos de manutenção e reparação correm também por conta da empresa e são totalmente independentes do custo da compra.

Vantagens da compra

  • Ativo da empresa.

Desvantagens da compra

  • Elevado investimento inicial;
  • Desvalorização ao longo do tempo;
  • Manutenção e custos sob responsabilidade da empresa.

No entanto, o fator preço pode ser um entrave à opção pela aquisição de equipamentos ou viaturas para empresas.

O que é o renting?

O renting é uma solução não financeira, isto é, um aluguer que permite que as PME usufruam dos equipamentos que necessitam, de acordo com o pagamento de rendas previamente definidas, mantendo a disponibilidade de tesouraria.

Neste modelo, não existe uma entrada inicial, simplesmente inclui um contrato com uma renda fixa por um determinado período de tempo, reduzindo o impacto nas contas da empresa. Quando este termina, pode ou não ser renovado. A não renovação pode dever-se à aquisição do equipamento ao fornecedor ou à falta de interesse em manter o equipamento na empresa. A renda fixa inclui igualmente a manutenção e seguros aplicáveis decorrentes da utilização do bem e definidos contratualmente.

O renting pode ser a solução ideal para as PME que não pretendam a aquisição do equipamento ou viatura, mas apenas o seu usufruto.

Vantagens do renting

  • Possibilidade de dedução fiscal das rendas (IRC e IVA);
  • Obtenção de equipamentos novos com reduzido investimento inicial;
  • Rendas fixas regulares;
  • Previsão de pagamentos na tesouraria;
  • Manutenção e custos sob responsabilidade do fornecedor.

Desvantagens do renting

  • O cancelamento do contrato obriga à liquidação das rendas em falta até ao seu término;
  • Durante o período de contrato, podem existir alterações fiscais que afetem a relação das empresas com o renting.

De facto, o renting possibilita uma gestão adequada do orçamento das empresas enquanto as torna mais competitivas, uma vez que conseguem adquirir tecnologia de última geração, sem comprometer o capital da organização.

O que é o leasing?

Obter um financiamento pode também ser uma solução a médio e longo prazo para facilitar a aquisição de equipamentos ou carros de empresa. através do leasing. Este centra-se num contrato de aluguer, com a opção de compra no seu final por um valor residual que é antecipadamente estabelecido e acordado entre as partes envolvidas. No entanto, como qualquer outro modelo, apresenta as suas vantagens e desvantagens, detalhadas em seguida.

Vantagens do leasing

  • Possibilidade de dedução fiscal das rendas (IVA);
  • Obtenção de equipamentos novos com reduzido investimento inicial;
  • Rapidez na resposta e na contratação;
  • Flexibilidade de condições;
  • Rendas fixas regulares;
  • Previsão de pagamentos na tesouraria;
  • Possibilidade da cessação do contrato a qualquer momento;
  • No caso de leasing automóvel, isenção de imposto selo na comissão de abertura e sobre os juros.

Desvantagens do leasing

  • Enquanto não liquidar a totalidade do leasing, a empresa não detém o direto de propriedade do bem;
  • Comissões elevadas no caso de liquidação total e antecipada do leasing;
  • No caso de leasing automóvel, necessidade de fazer seguro contra danos próprios durante todo o período de contrato.

A decisão entre a compra, o renting ou o leasing não só impacta a liquidez, os fluxos de caixa e o balanço das empresas, como também a capacidade de resposta aos desafios de tecnologia e mercado com que as empresas se deparam.

Software ERP como solução de gestão de empresas flexível

Um programa de gestão online com soluções integradas permite-lhe automatizar processos essenciais da sua empresa que são imperativos na gestão do seu negócio.

Da faturação ao registo inteligente das compras e despesas, do controlo das contas correntes com fornecedores à informação atualizada da tesouraria e dos impostos a pagar, do processamento de salários à contabilidade, o Business integra toda a informação atualizada, numa lógica de trabalho colaborativo entre empresários e contabilistas.

Dê um passo em frente na gestão do seu negócio e beneficie de todas as vantagens do melhor sistema integrado de faturação e contabilidade online, experimentando o Business sem custos nem compromissos.