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Como comunicar a série de faturação

Comunique a série de faturação às Finanças de forma rápida. É obrigatório!

A partir de 1 de janeiro de 2023, todas as faturas passam a ter que apresentar o código único de documento (ATCUD), que resulta da junção do código de validação da série de faturação com o número sequencial do documento na série.

Antes de emitir qualquer fatura, é obrigatório comunicar previamente a série de faturação à Autoridade Tributária, de modo a obter o código de validação a integrar no respetivo ATCUD.

Pode incluir o ATCUD nas faturas antes de 1 de janeiro de 2023, pelo que as séries em utilização em 2022 podem ser comunicadas e os respetivos códigos de validação incluídos no respetivo ATCUD. Pode igualmente comunicar ainda em 2022 as séries que pretende utilizar em 2023, de forma a ficar preparado para a emissão de documentos logo a partir do dia 1 de janeiro de 2023.

Valide a série de faturação
  1. A série com o identificador / prefixo correspondente ao ano em curso está ativa para todos os tipos de documento e disponível para utilização.
  2. Para editar as configurações da série, aceda em menu Empresa, siga a opção Configurações > Séries de documentos e clique em Editar.
  3. Percorra o assistente e preencha ou edite os campos do Prefixo, Descrição, Modelo de impressão, entre outros.
  4. Pode optar por criar séries de faturação adicionais, acedendo ao botão Mais (apresentado no canto superior esquerdo do ecrã) e clicando em Criar série.
Comunique a série de faturação
  1. Clique em Comunicar séries no assistente de configuração. Tome nota que a comunicação da série de faturação deve ser realizada antes de emitir a primeira fatura.
  2. Avance para o passo seguinte e selecione as séries de faturação a comunicar.
  3. Valide o NIF da empresa e preencha a senha de acesso ao Portal das Finanças.
  4. Para concluir, clique em Comunicar.

Será obtido um código de validação para cada um dos tipos de documento ativos na série.